10 Alimentos Funcionais e seus Benefícios para Saúde

Muito se sabe sobre alimentação e sua importância para a saúde e todo o funcionamento do seu organismo, mas nem todo mundo faz algo a respeito disso, seja por falta de informação complementar adequada, quanto por correria do dia a dia e outros problemas.

Mas é claro que existem alimentos que são ótimos para sua saúde e ainda conseguem ser simples de preparar, mesmo que você não tenha tanto tempo para isso.

Como uma forma de te ajudar nessa empreitada, criamos essa lista de 10 alimentos funcionais excelentes para sua saúde e que podem ser facilmente incorporados no dia a dia de sua alimentação. Confira também a seguir o benefício que cada um desses incríveis alimentos funcionais traz para seu organismo.

Lista dos Melhores Alimentos Funcionais

#1 Frutas e verduras

O indicado é consumir pelo menos três frutas e verduras diferentes todos os dias. Tanto frutas quanto verduras ajudam a prevenir diversas doenças cardíacas assim como diminuir questões relacionadas à hipertensão arterial.

A natureza nos proporciona alimentos que são verdadeiras jóias para a saúde. É uma pena que muitas pessoas não as valorizem como uma riqueza disponível por um preço baixo.

#2 Aveia

alimento-funcional-aveia

Com apenas três colheres de sopa de farelo de aveia por dia você vai fazer com que seu sistema digestivo funcione muito melhor e também vai reduzir seus níveis de colesterol eliminando a gordura ingerida.

Portanto, incorpore na sua dieta aveia como um incrível alimento funcional e não se arrependerá.

#3 Peixes frescos variados

Sashimi

Peixes frescos como sardinha, salmão, atum, cavala e também o bacalhau, ajudam a prevenir problemas como infarto e AVC e também a reduzir os níveis do colesterol ruim e aumentar o do colesterol bom. Para isso 180 gramas por semana bastam, só deve-se evitar consumi-los fritos.

#4 Linhaça

linhaca-alimentos-funcionais

Duas colheres de sopa de farinha de linhaça por dia bastam para você conseguir aproveitar todos os nutrientes que ela oferece como alimento funcional.

A dica é não guardá-la triturada por muito tempo, pois isso faz com que ela perca seu potencial. Esse alimento reduz o colesterol ruim, controla o nível de açúcar no sangue e regulariza as idas ao banheiro, além de deixar você muito mais satisfeito com menos comida. Para as mulheres ela alivia os efeitos da TPM.

#5 Gergelim

alimentos-funcionais-gergelin

15 gramas por dia de gergelim são o recomendado para aproveitar o que ele tem a oferecer. Entre esses benefícios estão o controle do colesterol total e do colesterol ruim.

#6 Soja

alimentos-funcionais-soja

Combater doenças cardiovasculares e diminuir a chance de desenvolver câncer são alguns benefícios trazidos pela soja. Também é rica em proteína. O recomendado são 150 gramas desse grão todos os dias.

#7 Alho

alimentos-funcionais-alho

Um dente de alho por dia, essa quantidade é suficiente para ele agir de forma antimicrobiana e bactericida no organismo, além de reduzir a pressão arterial e diminuir a taxa de colesterol ruim.

#8 Chá verde

alimentos-funcionais-cha-verde

A milenar cultura oriental já sabe há muito tempo os benefícios como prevenção do câncer, retardamento do envelhecimento e redução dos riscos de gastrite que o chá verde traz. Recomenda-se de quatro a seis xícaras da bebida por dia.

#9 Tomate

lista-alimentos-funcionais-tomate

Com uma colher e meia de sopa de tomate todos os dias você vai conseguir reduzir o risco da arteriosclerose e de doenças cardíacas, além da prevenção do câncer de próstata.

#10 Vinho tinto

o-que-e-alimentos-funcionais-vinho-tinto

Uma pequena taça de vinho tinto por dia consegue controlar a pressão arterial, diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.

 

Conclusão sobre os Alimentos Funcionais

 

Quanto mais alimentos naturais você consumir, melhor será sua saúde e com isso, as doenças passarão bem longe de você. A lista acima são somente alguns alimentos que promovem a saúde e previnem doenças. Contudo, recomendo que você não se limite somente a eles, mas sim a um cardápio variado, regado de alimentos naturais.

Não é exagero dizer que os alimentos funcionais são verdadeiros remédios naturais, porém, sem a contraindicação de um remédio químico, enfim, uma dádiva divina a nossa disposição. Consulte um nutricionista, se informe, faça cursos para desenvolver uma consciência alimentar saudável e assim, viverá como deseja.